people ball 2

Primeiro, vamos nos lembrar daquela frase que celebra o direito de discordar: “Tudo depende do ponto de vista”. E ainda bem. Pensando diferentes uns dos outros, enriquecemos as trocas. Trocar, compartilhar e aprender são coisas que dão um tempero especial ao dia-a-dia.

Apesar do tom abrangente da expressão, essa questão pode ser um ponto de partida interessante para esse debate. Vamos utilizar aqui, o sentido mais literal possível, aquele clichê: “O ponto de vista é a vista a partir de um ponto”. Se olharmos de longe, as pessoas são completamente diferentes, é verdade. Mas observando de perto percebemos que as dúvidas, os medos, as dificuldades e até as necessidades  são semelhantes, ainda que cada um do seu jeito. Mesmo diferentes, temos todos muita coisa em comum.

Para começar, estamos todos no mesmo barco. O espaço físico que ocupamos é o mesmo. E isso, por si só, já uma caracteristica bem relevante. Dividimos o mundo com muitas pessoas diferentes de nós. Se absorvermos a diferença como parte essencial dessa relação, o ponto de vista é bem diferente. Afinal, a diferença não precisa ser incômoda.

 

Não foi à toa que resolvi compartilhar aqui algumas das obras do artista californiano Jay Howell. O que você vê?

 

 

Howell_PouringKindness_cropped

FFDG_JayHowell_detailbook paper group150people in a ball749pouring kindness2396

Para conhecer mais sobre o trabalho de Jay Howell, acesse o blog: jayhowellart.blogspot.com.

Compartilhe: